Publicidade
Publicidade
Publicidade
Hoje é o dia "D" contra o Aedes Aegypti
Agudos faz mobilização no Parque Pampulha, Lençóis faz pedágio e Macatuba orienta a população contra o mosquito
Hoje é o dia
COMBATE – Funcionários de Agudos recolhem inservíveis; hoje tem dia D no Parque Pampulha
O Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Agudos fará hoje o Dia "D" Contra o Aedes aegipty. A mobilização nacional é uma iniciativa do Ministério da Saúde e visa o combate extremo ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus. A mobilização que começará às 7h30, irá percorrer o Parque Pampulha.
A ação acontece após o registro de vários casos de Chikungunya e Zika Vírus no país, além dos casos de dengue que são registrados anualmente. Bauru já registrou um caso de Zika Vírus - uma grávida foi diagnosticada com a doença. Em Agudos, o primeiro caso de Dengue no ano também já foi registrado; trata-se de um morador do Jardim Santa Angelina.
De acordo com Elaine Cristina Souza Lima Aurélio, Coordenadora do Controle de Vetores, a mobilização vai durar o dia todo. "Trabalharemos entrando nas casas, orientando e convencendo o morador, para que retire todos os materiais que possam acumular água, estaremos com os caminhões durante todo o dia, recolhendo esse material", explicou. 
Todo o tipo de material inservível pode ser colocado nas calçadas, com exceção de restos de materiais de construção, que não serão recolhidos pelos agentes.
PEDÁGIO
Hoje, primeiro dia de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, os agentes comunitários de saúde de Lençóis Paulista realizam um pedágio educativo, com distribuição de checklist, cartilhas e sacolinhas.
A ação acontece simultaneamente nas ruas 25 de Janeiro, Geraldo Pereira de Barros e avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, das 8h às 12h.
Em 2016, Lençóis Paulista registrou três casos positivos de dengue, sendo todos importados. Até o momento, foram 20 notificações de suspeitas da doença.
NEBULIZAÇÃO
A Diretoria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 1º, a nebulização das áreas onde há registro de casos positivos de dengue. Em 2016, a doença foi identificada em pacientes do Jardim Bela Vista e Açaí. 
A nebulização é um processo importante para eliminar o mosquito adulto. Nas áreas onde há casos positivos, tem como objetivo prevenir o avanço da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o zika vírus e a chikungunya.
É fundamental que a população garanta o acesso. O trabalho, que começou pelo Jardim Bela Vista, é feito por supervisores de saúde comunitária e por trabalhadores terceirizados. Antes da nebulização, um profissional devidamente identificado por crachá faz uma visita de orientação aos moradores. Após concluir esta região, os trabalhadores seguem para o Jardim Açaí. Toda a nebulização deve ser concluída até o fim desta semana.
É preciso deixar portas e janelas abertas e cobrir alimentos. Os animais devem ser retirados de casa. Cerca de 15 minutos após a nebulização, os moradores já estão liberados a voltar para suas residências.
PERMANENTE
Em Macatuba ainda não foram registrados casos de dengue neste ano. Mesmo assim, a estrutura municipal de saúde está mobilizada para manter o mosquito sob controle. Há o recolhimento permanente de possíveis criadouros e o carro de som circula pela cidade incentivando a população a manter seus imóveis em bom estado de sanidade. Além da rotina, no final do mês, será realizada a promoção “vamos encher o saco da dengue”. Os alunos receberão um saco preto de lixo e serão orientados e motivados ao, chegando em casa, fazer uma limpeza por todo o imóvel e colocar o saco na rua para ser recolhido pela mesma equipe que capta os entulhos.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia