Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exposição homenageia Nitis Jacon
Nascida em Lençóis Paulista, atriz, diretora e produtora é reconhecida nacionalmente pela carreira no teatro
Exposição homenageia Nitis Jacon
RECORDAÇÕES - Exposição relembra carreira da atriz lençoense - (Foto: Saulo Haruo Ohara)
Teve início na noite de ontem (11), na Casa da Cultura Prof.ª Maria Bove Coneglian, a exposição “Imagens, Fatos e Recordações”, que conta um pouco da história da lençoense Nitis Jacon, atriz, diretora e produtora reconhecida nacionalmente pelo trabalho desenvolvido no teatro ao longo de mais de 40 anos de carreira.
A exposição, que permanece aberta à visitação das 8h às 21h, até o dia 31 deste mês (todos os dias), conta com cerca de 100 fotografias do acervo pessoal da artista e também do acervo do renomado Festival Internacional de Londrina (FILO), com o qual contribuiu durante muitos anos.
A abertura da exposição, que tem apoio da Ascana, FILO e Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista, teve apresentação do Coral Zillo Lorenzetti e contou com a presença da atriz, familiares, amigos, além do atual presidente do FILO, Paulo Braz.
CONHEÇA A ARTISTA
Nitis Jacon nasceu em Lençóis em 1935 e viveu na cidade até a década de 1960, quando se mudou para Curitiba, no Paraná, onde, enquanto estudava medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciou a carreira no teatro, área em que jamais deixou de atuar.
Posteriormente se mudou para Londrina e, no início da década de 1970, por conta do trabalho realizado na coordenação do FILO, foi convidada a trabalhar na recém criada Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde chegou a ocupar o cargo de vice-reitora entre 1994 e 1998.
A respeitada carreira levou a artista a presidir, entre 2002 e 2005, a convite do governo paranaense, a Fundação Teatro Guaíra, em Curitiba. Uma das mais importantes organizações culturais do país. Atualmente se dedica ao exercício da psiquiatria, área que acabou se especializando, e ocupa o cargo de presidente de honra do FILO.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia