Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde fará vacinação contra H1N1 no dia 30 em Agudos
Campanha faz parte de mobilização nacional contra a gripe; Unidades de saúde vão funcionar em horário especial para aplicar
Saúde fará vacinação contra H1N1 no dia 30 em Agudos
PREVENÇÃO - Posto de Saúde do Parque Pampulha será um dos locais em que vai ocorrer a vacinação no próximo dia 30 - Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Agudos já está se preparando para a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. A ação faz parte de uma orientação do Ministério da Saúde e ocorrerá em todo o Brasil. Em Agudos, as Unidades Básicas de Saúde, irão funcionar em horário especial no sábado, 30, para aplicar as doses da vacina.
A enfermeira Elaine Cristina Souza Lima Aurélio, Coordenadora do Controle de Vetores, explica que em decorrência de casos registrados em todo o país, a tendência é que o ministério intensifique as ações de combate, com orientação e vacinação.
"Os casos recentes de gripe notificados em todo o país intensificaram as ações do Ministério da Saúde, que agilizou a campanha de vacinação para o final deste mês. Em Agudos, vamos trabalhar nesta campanha, que será feita nos postos de saúde das 8h às 17h, para imunizar as pessoas", disse.
A campanha é voltada especialmente para crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da área da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional.
O prefeito Everton Octaviani, reforça que a vacinação é de extrema importância para imunizar as pessoas que possam estar expostas ao vírus. "É um momento muito delicado e que toda a forma de prevenção é bem vinda. Vários casos já foram registrados em todo o país e precisamos imunizar o quanto antes, o maior número de pessoas possível. Esta época do ano é propícia para que o vírus se alastre, portanto, todo cuidado é pouco", afirmou.
A campanha em Agudos, será feita no dia 30 de abril, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Central, São Vicente, Jardim Cruzeiro, Europa, Vienense, Parque Pampulha e a unidade no distrito de Domélia. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. No caso de crianças, é importante a apresentação da carteira de vacina. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, através do telefone (14) 3262-8700.
A Gripe
A vacinação contra a gripe é a forma mais eficiente para a redução do impacto da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação é uma resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a circulação de amostras dos vírus. Segundo a pasta, a constante mudança dos vírus Influenza requer monitoramento global e frequente reformulação da vacina.
Entre os sintomas, estão esfriados ou alergias respiratórias que se manifestam normalmente com coriza, dores de cabeça e no corpo. Já a gripe que tem os mesmos sintomas do vírus influenza H1N1 vem acompanhada principalmente de febre alta, dores de garanta, dores no corpo e fadiga exaustiva.
A gripe ou influenza H1N1 é uma doença infectocontagiosa incapacitante que pode ter maior gravidade e até ser fatal se houver problemas respiratórios mais intensos. As crianças que têm asma e alergias são muito suscetíveis em vista do ar seco e da poluição mais densa.
Boa alimentação, higiene adequada e ambientes com menor concentração de pessoas auxiliam na prevenção juntamente com a vacina, que tem eficácia de mais de 80%.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia