Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lwarcel comemora 30 anos com busca contínua pela eficiência
Empresa abastece o mercado interno com matéria-prima para fabricação de diversos tipos de papéis e embalagens
 “Inspirados pelos Desafios, Preparados para o Futuro”. É com esse conceito que a Lwarcel Celulose, uma das empresas do Grupo Lwart, produtora de celulose de eucalipto branqueada, comemora seus 30 anos em 2016. Localizada em Lençóis Paulista (SP), a empresa atua no Brasil e no exterior comercializando matéria-prima para a fabricação de papéis de imprimir e escrever, embalagens, papéis especiais e sanitários.
Para o diretor geral da Lwarcel, Luis Antonio Künzel, o crescimento da empresa sempre esteve baseado em ações e princípios que visam o desenvolvimento sustentável. “Este é um momento de celebração. Nesses 30 anos enfrentamos grandes desafios, atingimos diversos dos nossos objetivos e procuramos gerar oportunidades de desenvolvimento para nossa indústria, colaboradores e na comunidade na qual atuamos", destaca.
Para o diretor presidente do Grupo Lwart, Carlos Renato Trecenti, completar três décadas de existência é um marco significativo para uma empresa que nasceu e cresce em um ambiente econômico bastante desafiador, como é o brasileiro. “Ver a evolução da Lwarcel ao longo de todos estes anos nos incentiva a prosseguir trabalhando fortemente para gerar mais oportunidades de desenvolvimento aos nossos negócios e a nossa região”, diz.
Atualmente, a Lwarcel fabrica 250 mil toneladas de celulose de fibra curta de eucalipto ao ano e conta com 1.100 colaboradores próprios e terceiros. A empresa planeja seu crescimento para os próximos anos tendo como base um projeto de expansão, com a construção de uma nova linha de produção na mesma planta existente em Lençóis Paulista. A capacidade adicional será de 750 mil t/ano de celulose branqueada, o que representará uma produção total de 1 milhão de t/ano após a conclusão do projeto, previsto para 2019.
Para celebrar a data, a empresa planejou ações com seus públicos de relacionamento na região de Lençóis Paulista. Estão previstas atividades gratuitas durante todo o ano, envolvendo esporte – como uma corrida de rua e um passeio ciclístico – e cultura, com uma oficina de fotografia e exposição aberta aos jovens estudantes.
Um hotsite bilíngue (www.lwarcel30anos.com.br) estará disponível em meados de abril, tornando-se um dos principais veículos de divulgação da campanha. Nele, será contada a história da empresa, além de agendas com as atividades programadas. O hotsite ficará no ar até dezembro.
 
O início
No início da década de 80, a família Trecenti queria continuar investindo na região de Lençóis Paulista, pela qual sempre tiveram muito apreço, em função de ter recebido seus ascendentes. À época, a Lwart Lubrificantes – primeira divisão de negócios criada pelo Grupo – já era líder em capacidade, tecnologia e qualidade e estava bem posicionada no mercado de rerrefino, com a incorporação das mais modernas tecnologias disponíveis na época.
Os Trecenti decidiram, então, avaliar outras oportunidades de negócios no entorno. Encontraram florestas de pínus plantadas com incentivo fiscal na década de 70. Começaram a comprar essas terras, mas ainda não tinham planos de produzir celulose. Pensavam na possibilidade de trabalhar com produtos a partir da madeira. E foi em uma viagem de negócios que Renato Trecenti, visitando um fornecedor de equipamentos para a Lwart Lubrificantes, descobriu que esse fornecedor tinha experiência com equipamentos para fábricas de celulose. Assim surgiu a ideia, que os levou a seguir adquirindo mais áreas com reflorestamento, enquanto elaboravam o projeto de uma nova fábrica.
A oportunidade, que propiciava o ingresso em um mercado que se apresentava promissor, ia ao encontro dos objetivos que os fundadores buscavam e dentro da crença que motiva o Grupo Lwart até hoje: de que qualquer atividade econômica pode ser desenvolvida de modo sustentável, dependendo da forma como a empresa a desempenha. Assim, em 1986, a Lwarcel Celulose entrou em operação, com capacidade inicial de 35 mil t/ano. A nova unidade foi construída a apenas 4 km da Lwart Lubrificantes.
 
Investimentos em novos projetos
A trajetória da Lwarcel foi marcada por muitos desafios, mas também caracterizada por diversas fases de crescimento. No ano 2000, a empresa começou a implantar o projeto que permitiu a construção de uma nova fábrica sem que a antiga parasse suas atividades - chamado de P500 -, elevando a produção da companhia para a marca de 210 mil t/ano em 2006. Um ano depois, em 2007, a Lwarcel iniciou uma nova onda de investimentos com o projeto P700 para aperfeiçoar o desempenho dos processos, aumentando a capacidade da planta industrial para a marca de 250 mil t/ano.
Desde 2010, a empresa possui uma central termoelétrica, que gera vapor e energia elétrica usando combustível renovável (biomassa proveniente de madeira de eucalipto e de licor negro) e tornando o Grupo autossuficiente. A capacidade total de geração é de 30MW de energia elétrica e 230t/h de vapor, utilizados para o consumo próprio, do Grupo e para venda ao mercado.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia