Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pré-escolas atendem 100% da demanda e creches, 92%
Plano Nacional de Educação determina atender 50% das crianças até 2024; inauguração de creches pode zerar demanda
A Educação Infantil é o alicerce de todos os demais segmentos de escolarização, já que os primeiros seis anos de vida representam um período de intenso aprendizado e, consequentemente, de desenvolvimento das crianças. Por esse motivo, Lençóis Paulista trabalha intensamente para oferecer um atendimento de qualidade, reconhecido pela comunidade e por outros municípios da região, cujos representantes visitam com frequência as creches da cidade para se espelhar na estrutura de funcionamento adotada aqui.
Um levantamento da Diretoria Municipal de Educação aponta que atualmente é atendida toda a demanda da pré-escola e 92% da demanda para as creches. Com a inauguração da Creche “Cleide Therezinha Biral Capelari” (que ocorrerá no próximo dia 31 de maio) e a creche do Grajaú que também está em construção, a lista de espera atual poderia ser zerada. Mas a Diretoria de Educação esclarece que essa demanda é flutuante, já que mais crianças nascem a cada dia e novas famílias podem apontar interesse nas vagas a qualquer momento. Inclusive aquelas em que os pais não tinham interesse em matricular os filhos nas creches porque não necessitavam ou que, em virtude da crise econômica, optam por tirar seus filhos das unidades particulares e buscam atendimento na Rede Municipal.
 
Pré-escola
Em 2013, a Lei Federal número 12.796/2013 adequou a Lei de Diretrizes e Bases e tornou obrigatória, para 2016, a educação a partir dos 4 anos de idade. Até então, o ensino era obrigatório a partir dos 6 anos. Lençóis Paulista se antecipou a essa obrigatoriedade e nenhuma criança nessa faixa etária está fora da escola.   Toda a demanda é atendida há tempos na Rede Municipal, trabalho que começou a ser estruturado há quase uma década, desde a criação do Ensino Fundamental de 9 anos. Atualmente, 1280 alunos cursam a pré-escola na Rede Municipal.
 
Creches
Garantir o atendimento da demanda total de creches é um desafio para todos os municípios do Brasil. Lençóis Paulista investe em busca de oferecer vagas para todos e já avançou muito. Em 2014, por exemplo, foi firmado entre a Promotoria de Justiça e a Prefeitura um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), que previa que entre os anos de 2014 e 2015 fossem matriculadas 755 crianças que estavam na lista de espera. Esse acordo foi cumprido antes do prazo e gerou mais vagas do que era previsto para o período. Isso foi possível com novos investimentos no setor e com a reorganização do atendimento na Educação Infantil para as crianças de 4 e 5 anos.
O Plano Nacional de Educação determina como meta o atendimento nas creches de 50% das crianças até o ano de 2024. Quando levamos em consideração o número de famílias que solicitaram as vagas em creches na cidade, Lençóis atende, hoje, 92% da demanda explícita.
Estão matriculadas nas creches municipais 1217 crianças com até três anos em período integral e 297 crianças de três anos em período parcial. A lista de espera atual é de 130 crianças (data base 15 de abril). (com informações da assessoria de imprensa)
 
Prefeitura entrega escola Maria Tereza Jacon
A cerimônia para entrega das obras de ampliação da EMEIF Maria Tereza da Silva Coelho Jacon ocorrerá na próxima terça-feira, dia 26 de abril, às 19 horas. A escola ganhou um novo bloco de salas, com cinco salas de aulas e uma multiúso. São cerca de 390 metros quadros construídos, com investimento de aproximadamente R$370 mil.
A ampliação ocorreu para atender a demanda de alunos da região, que cresceu muito ao longo dos últimos anos. A escola que atendia somente alunos da Educação Infantil passa a atender também alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental (por isso teve sua nomenclatura alterada de EMEI para EMEIF – Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental). Com as obras, a Emef Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, localizada no mesmo bairro e que já estava com a sua capacidade total em utilização, passa a disponibilizar mais vagas.
A escola é localizada na Rua João Coneglian, número 304, no Jardim Caju 2.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia