Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais de dois milhões de candidatos realizam simulado on-line hoje
Edição deste ano traz diversas novidades; inscrições têm início do dia 9 de maio
Mais de dois milhões de candidatos realizam simulado on-line hoje
EXAME - As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - (Foto: Reprodução)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terão início apenas no dia 9 de maio, porém, muitos dos que pretendem prestar a prova, marcada para os dias 5 e 6 de novembro, já entram no clima do exame neste sábado (30), quando o Ministério da Educação (MEC) realiza o primeiro simulado on-line, que é uma das novidades do Enem 2016.
A estimativa, segundo a assessoria de imprensa do MEC, é que mais de 2 milhões de candidatos, principalmente alunos concluintes do ensino médio, participem da prova, que terá 80 questões elaboradas com a mesma metodologia do Enem. Cerca de 120 mil pontos de acesso foram disponibilizados em centenas de instituições de ensino para as pessoas que não têm internet em casa e fizeram a solicitação no site do Enem. Nestes locais, o simulado acontece das 8h às 12h.
Para quem optou por fazer a prova em casa, o simulado está disponível desde a meia noite e pode ser concluído até às 20h de hoje, porém, a partir do momento em que iniciar o teste, o candidato tem quatro horas ininterruptas para concluí-lo. Lembrando que para participar é preciso se inscrever na plataforma "Hora do Enem" no seguinte endereço: horadoenem.mec.gov.br.
Outros três simulados serão realizados nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Apenas o último reproduz, de fato, um teste completo do Enem, com 180 questões (exceto redação) de todas as áreas do conhecimento. O resultado do simulado sai logo após a conclusão e pode ser comparado à nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse do candidato.
 
Saiba mais sobre o Enem
O Enem é a segunda maior avaliação de estudantes do mundo, perde apenas para avaliação da China. No ano passado, mais de 6 milhões de pessoas participaram - cerca de 8 milhões se inscreveram. A nota do exame é utilizada como critério para participar de diversos programas de acesso à universidade, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Ciência sem Fronteiras, além de servir como avaliação para o ingresso no cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Maiores de 18 anos podem, ainda, obter a certificação do ensino médio por meio do exame.
PROVAS 
Nos dois dias de exame, 5 e 6 de novembro , os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30. O período para a conclusão é de quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo). Nesta edição, pela primeira vez, será feito o reconhecimento biométrico dos candidatos, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo.
 
Inscrições vão de 9 a 20 de maio
Cerca de 8 milhões de candidatos devem se inscrever no Enem 2016, segundo estimativa do MEC. As inscrições têm início às 10h do dia 9 de maio e terminam às 23h59 do dia 20. O valor da taxa este ano é de R$ 68 e o pagamento deve ser feito até às 21h59 do dia 25 em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Alunos concluintes do Ensino Médio em 2016 que estejam matriculados na rede pública, assim como os candidatos que se declararem carentes, são isentos da taxa de inscrição. O candidato que se inscreveu e obteve isenção da taxa em 2015, perde o direito este ano caso tenha se ausentado em qualquer dos dois dias de prova naquela ocasião. A menos que justifique a falta no campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição. A confirmação das inscrições será feita apenas pela Página do Participante no site do Enem.
Pessoas com deficiência ou necessidades especiais devem solicitar atendimento diferenciado no sistema de inscrições. É necessário a apresentação de documento que comprove a condição com assinatura e identificação do médico ou profissional especializado. Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente e depois fazer a solicitação entre os dias 1º e 8 de junho pelo sistema. Todas as informações estão no site do Enem: enem.inep.gov.br. Dúvidas sobre o exame também podem ser esclarecidas pelo  telefone 0800 616161.
 
Plataforma de estudos ajuda na preparação para o Enem
Os candidatos que irão prestar a prova do Enem este ano contam com uma novidade para ajudar na preparação para a prova. O MEC lançou no início do mês o portal Hora do Enem, que reúne uma série de recursos, como videoaulas, resumos, exercícios e simulados, que podem ser acessados a qualquer momento de um computador, celular ou tablet conectados à internet.
O portal, que foi desenvolvido por meio de parceria entre o MEC e o Serviço Social da Indústria (Sesi), tem a maioria dos recursos gratuitos, com exceção de algumas funcionalidades da Plataforma de Estudo, onde os candidatos podem informar o curso pretendido e o tempo disponível para estudo e, a partir disso, ter acesso a um plano de estudo personalizado para suas necessidades.
Além da Plataforma de Estudo, o portal Hora do Enem permite acesso à programação da TV Escola, que, a partir do dia 2 de maio, exibirá o programa Hora do Enem, com conteúdos específicos a cada dia da semana. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, com reprise às 13h e às 18h e compilação de todos os programas da semana aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 6h.
O portal ainda conta com o MECFlix, um ambiente que reúne todas as videoaulas disponíveis e permite que o candidato personalize a exibição a seu modo, salve o conteúdo que mais lhe interesse e compartilhe suas playlists com os amigos. O ambiente interativo entra no ar a partir do dia 2 de maio.
Na mesma data também estará disponível para download o aplicativo Enem 2016 para celulares, que trará todas as informações necessárias aos participantes e servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia