Bracell inaugura Oficina dos Sonhos em Lençóis Paulista
Projeto vai permitir a formação em design e marcenaria para 60 jovens e adultos
Bracell inaugura Oficina dos Sonhos em Lençóis Paulista
OFICINA DOS SONHOS - Projeto vai ensinar participantes a criação e a produção de brinquedos educativos feitos com a madeira do eucalipto(Foto:Divulg.)
Transformar um pedaço de madeira, uma tora de eucalipto, por exemplo, em um brinquedo infantil. Sim, isto é possível na Oficina dos Sonhos, uma iniciativa patrocinada pela Bracell que vai permitir a formação em design e marcenaria para jovens e adultos de Lençóis Paulista e Macatuba.
O espaço foi inaugurado no último dia 31 e contou com a presença de executivos, representantes e colaboradores da Bracell, secretários de Desenvolvimento de Lençóis Paulista e de Macatuba, representantes da comunidade, além dos alunos selecionados para o Projeto Oficina dos Sonhos e seus familiares.
O projeto Oficina dos Sonhos vai ensinar aos participantes a criação e a produção de brinquedos educativos feitos com a madeira do eucalipto de florestas plantadas pela Bracell. Os alunos terão aulas práticas e teóricas de marcenaria, desenho técnico, modelagem e empreendedorismo.
O local foi totalmente remodelado para a realização das oficinas, seguindo um formato de “laboratório de design” com diversas ferramentas incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras. Os participantes terão orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar seguindo procedimentos de segurança.
O Projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da agência cultural Quest/Zeppelin, especializada em projetos sociais e culturais. Durante o período de inscrições foram mais de 400 adesões. Ao todo o projeto vai capacitar 60 participantes, ao longo de oito meses. A carga horária do curso é de 128 horas.
Para Thiago Kling, idealizador da Oficina dos Sonhos, “o projeto tem a proposta de revelar novos talentos e agregar valor à produção local. Os participantes receberão a capacitação necessária para produzir produtos para um mercado em franco crescimento, que é o de brinquedos artesanais”.
O Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell-SP, Carlos Barbieri disse, na inauguração do espaço, que este é um projeto pensado na comunidade de Lençóis e Macatuba. “A Oficina dos Sonhos pretende capacitar e formar profissionais usando a mesma matéria-prima que está no dia a dia da Bracell, a madeira de eucalipto, e isso evidencia o potencial do uso múltiplo da floresta plantada, além de apresentar um importante valor para a comunidade por meio da produção de produtos de fonte renovável”. Barbieri enfatizou que as questões de segurança serão prioridade, uma vez que os participantes v&a tilde;o utilizar materiais de alto padrão e a utilização de EPIs e sistemas de segurança dos equipamentos é obrigatória.
As aulas do projeto começaram na terça-feira (5) e ocorrem as terças e quintas (das 19h às 21h), quartas e sextas (das 19h às 21h) e aos sábados (das 8h às 12h). A Oficina dos Sonhos fica na Rua Fortunato Zillo, 53, na Vila Antonieta, em Lençóis Paulista.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia