Roda de conversa, workshop, feira e música movimentam Espaço Cultural e a Casa da Cultura
A Semana da Consciência Negra será lembrada com uma intensa programação de atividades em Lençóis Paulista. Celebrado na próxima quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Os eventos da semana envolvem desde debates e palestras até apresentações culturais. Com o tema “Respeito não tem cor, tem consciência”, a programação é uma realização do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.
“Celebrar a Semana da Consciência Negra é uma forma de dar continuidade a uma caminhada para a consciência do respeito à diversidade étnica, sem perder o foco nas questões que estejam ligadas às demandas da comunidade negra lençoense. Além disso, a semana é uma proposta para uma jornada de reflexão por meio de ensino e aprendizagem”, prioriza Isabel Pagnoncelli, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra.
A programação da Semana da Consciência Negra começa na segunda-feira (18), a partir das 19h30, no Espaço Cultural Cidade do Livro, com o workshop Beleza Negra, ministrado pelos profissionais Cadu Barbeiro (maquiagem capilar e nudreads), Graciele Vilas Boas e Joelma Alves (terapia dos cachos, transição, finalização e fitagem). Logo após, acontece a Batalha de Versos, com apresentação dos alunos da Escola Estadual Vera Braga Franco Giacomini.
Na terça-feira (19), a partir das 19h, na Casa da Cultura Prof.ª Maria Bove Coneglian, será exibido o curta-metragem “Mulheres”, após a exibição terá uma roda de conversa mediada pelo professor Donizete da Conceição, da escola Vera Braga e convidados da comunidade lençoense. No final do encontro, será feita uma homenagem revelada após a Roda da Conversa.
Na quarta-feira (20), a partir das 19h30, o Espaço Cultural recebe uma Roda de capoeira com o grupo oficial do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra. Na quinta-feira (21), a partir das 19h30, a Casa da Cultura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), fará a exibição do filme “Identidade Negra” e dos curtas “Parece Comigo” e “Uma escolha”.
Na sexta-feira (22), a partir das 19h30, a Casa da Cultura recebe os alunos da Etec Cidade do Livro que farão uma palestra sobre “A história que os livros não contam” e também os alunos da Escola Vera Braga com a Batalha de Versos.
Encerrando a programação da Semana de Consciência Negra, no sábado (23), a partir das 14h, será realizada na Praça Paulo Freire (em frente à Casa da Cultura) a Feira Negra de todas as cores com a comercialização de diversos produtos da cultura. O evento terá encerramento com a apresentação musical do grupo Toque Novo.
Outros eventos da cidade também se alinham à programação do mês da Consciência Negra. A exposição “Consciência Negra”, com livros e documentos, segue em exibição no hall de entrada da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa (BMOL), podendo ser visitada até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.