Jardim Primavera será destaque em premiação
Projeto desenvolvido no bairro, com apoio da Frigol, é um dos finalistas em concurso do Congerhi
Jardim Primavera será destaque em premiação
PARCERIA - Na foto, Débora, da Frigol, Viviane, da Associação e Mariana, da Frigol (Foto: Priscila Pegatin/O ECO)
Bairro conhecido em Lençóis Paulista, o Jardim Primavera por anos foi esquecido pelo Poder Público, ficando à mercê de inúmeros problemas sociais. Mas a realidade da comunidade tem mudado a partir da intervenção de moradores, com apoio da iniciativa privada. Tanto que um projeto do bairro será destaque no 5º Congerhi (Congresso de Gestão e Recursos Humanos do Interior), que neste ano acontece em Bauru.
Idealizado para propor reflexões sobre o papel da Gestão de Pessoas dentro das Organizações, o congresso é responsável pelo “Prêmio Ser Gente”, no qual a Associação Comunidade Primavera concorre na categoria “Impacto na Sociedade”. A apresentação do trabalho desenvolvido pela associação acontece no próximo sábado (21), último dia de evento, quando também será revelado o vencedor.
Débora Bento de Oliveira, gerente corporativa de Recursos Humanos da Frigol, empresa que apoia a Associação Comunidade Primavera, ressalta que o maior prêmio será a divulgação do trabalho. “Vai ter reconhecimento de mais pessoas e empresas e toda ajuda é muito bem-vinda”, garante ela, que explica que a empresa custeia o aluguel da sede e as despesas como água e energia, além de complementos com outras necessidades.
TRILHANDO CAMINHOS
O projeto da associação começou há oito anos com atividades no contraturno escolar para apenas três crianças. Hoje, a entidade tem cadastrada 250 pessoas, a maioria com idade entre sete e 16 anos, e funciona especialmente após às 18h. A associação não tem fins lucrativos e visa educar e desenvolver socialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Além da parceria com empresas e instituições, voluntários de diversas áreas se organizam para oferecer aulas de futebol, violão, inglês, canto, capoeira, karatê, futebol de salão e alfabetização para adultos, realizadas na sede que fica na Rua Santo Paccola e também na quadra da Escola Prefeito Ézio Paccola, que também fica no bairro.
“Antes as atividades eram muito restritas, acontecia na minha casa, o espaço era pequeno. Hoje, graças ao apoio da Frigol, por meio do contato com o vereador Manezinho, as coisas começaram a fluir”, cita Viviane Cristiane Witzel, 1ª secretária da associação de moradores.
Rose e Anderson Marsulo, pais da Anna Caroline, uma das alunas do projeto, falam da evolução da filha. “Faz dois anos que minha menina participa das atividades. Para ela foi uma grande aprendizagem, ela estava bem tímida no começo e agora está bem mais desinibida”, diz Rose.
VALORIZAR O AMANHÃ
Além de oferecer as atividades esportivas e culturais, a associação busca a valorização de seus moradores. “As crianças se sentem menos do que são. Falar que mora no Primavera é se sentir excluído em todos os termos. A gente quer tirar isso da mente deles e mostrar para os pais que o filho pode ter um futuro diferente, que eles podem pensar em uma profissão”, ressalta Viviane.
“O Primavera está do nosso lado e tem muito funcionário que mora no bairro. Ao oferecer apoio a gente muda a qualidade de vida e a perspectiva de futuro das pessoas. É um trabalho voltado para a base e nos apaixonamos pelo projeto”, diz Débora Bento de Oliveira, que completa “Todo trabalho e mérito são deles. A comunidade se organiza para fazer e vender coxinha para comprar tênis para as crianças. Na Páscoa, eles pedem barra de chocolate, que é para fazer os ovos com todos. A associação não depende só da Frigol e por essas iniciativas faz tanto sucesso”, finaliza.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2020 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia