Dr. Guto Hueb fala sobre cuidados com a saúde mental
Segundo psiquiatra, ansiedade e estresse podem desencadear em diversos problemas de saúde
Dr. Guto Hueb fala sobre cuidados com a saúde mental
SEM ESTRESSE - Dr. Guto Hueb, um dos fundadores da Clínica Libertà, dá dicas para manter a saúde mental em ordem em meio à pandemia (Foto: Divulgação)
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou repentinamente a rotina de todo o mundo e trouxe consigo muitas preocupações. A incerteza sobre diversos fatores, que vão desde o medo de ser infectado até o risco de entrar para a fila do desemprego, pode acarretar em uma carga adicional - e perigosa - de ansiedade, principalmente neste período de quarentena, já que ficar isolado dentro de um ambiente limitado não é uma tarefa fácil para ninguém.
Nos últimos dias não tem sido raro observar que pouco se conversa sobre outro assunto que não esteja relacionado à Covid-19. A todo instante surgem novos casos, o que leva os meios de comunicação - principalmente, as redes sociais - a propagarem muito mais essas notícias, algumas até falsas. Tudo isso pode gerar um fluxo constante e intenso de preocupação e estresse, que, por sua vez, pode desencadear em diversos problemas de saúde.
Muitos se preocupam em continuar mantendo a saúde física em dia, com uma boa alimentação e prática de exercícios, mesmo que em casa. Mas o psiquiatra Carlos Augusto Hueb, ou apenas Dr. Guto Hueb, lembra que também é necessário dar atenção especial para a saúde mental, principalmente em meio à pandemia. Segundo ele, picos de estresse e crises de ansiedade, que são bem mais comuns em períodos como este, podem resultar, inclusive, em sintomas físicos.
“A própria ansiedade em si pode provocar insônia, tensão muscular, dor no peito, batimentos acelerados e, inclusive, a falta de ar, que pode ser facilmente confundida com os sintomas do novo coronavírus”, explica o médico, que cita estudos sobre a ligação entre o cérebro e o comportamento do sistema imunológico, comprovando que níveis elevados de estresse podem diminuir a eficácia da produção de anticorpos, aumentando significativamente a chance de problemas de saúde.
“Todos nós esperamos, em breve, vislumbrar uma saída para esta situação. Enquanto isso, continuaremos seguindo os métodos de prevenção a fim de restringir o avanço do coronavírus e também preservar a saúde mental”, acrescenta o psiquiatra, que aconselha que, enquanto as autoridades de saúde pública trabalham para acabar com a pandemia, todos se atentem à própria saúde mental e procurem um especialista a qualquer sinal de que algo está errado.
SERVIÇO  
A Clínica Libertà, fundada pelos psiquiatras Carlos Augusto Hueb e Regis André Severino Hueb e o cardiologista João Carlos Hueb, oferece toda estrutura física e humana para o tratamento de patologias psiquiátricas, dependência química e problemas com álcool. Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, o local possui instalações modernas e confortáveis, com um ambiente aberto e acolhedor para seus pacientes. Para saber mais, entre em contato pelos telefones (14) 3269-5290 e (14) 9 9686-2520.
Dr. Regis André Severino Hueb
                                                                                                                                                                                     Dr. João Carlos Hueb
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2020 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia