Vacinação nas unidades básicas de saúde: retorno das 7h às 17h
Grupos prioritários são crianças com idade de seis meses a cinco anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas
Vacinação nas unidades básicas de saúde: retorno das 7h às 17h
JAÚ - Vacinação nas unidades básicas de saúde retornam hoje, das 7h às 17h (Foto: Ilustração)

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, comunica à população que, devido a inclusão de novos grupos na terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe, as unidades básicas de saúde (UBSs) retornam ao horário normal da vacinação (das 7h às 17h) a partir de hoje.

Os grupos prioritários dessa fase da campanha são crianças com idade de seis meses a cinco anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), idosos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. Além disso, continua a vacinação de idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo, trabalhadores portuários, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sobre medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

“Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para receber a vacina. Lembrando que é necessário evitar aglomeração, manter uma distância segura das pessoas e usar máscara”, reforça a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares.

Apesar da importância da vacina para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas, pois há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e pessoas com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2020 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia