Publicidade
Publicidade
Publicidade
Começa a se definir o quadro das eleições municipais
Quadro de eleitores já está completo; falta agora a oficialização dos candidatos das possíveis coligações
Começa a se definir o quadro das eleições municipais
DADOS – Cerca de 33 mil lençoenses devem escolher o novo prefeito e 35 mil os novos vereadores - (Foto: Divulgação)
Terminou no dia 4 deste mês o prazo para os eleitores transferirem seus títulos de outras cidades e para aqueles do próprio município, que mudaram de residência, fazer a transferência e com isso votarem em locais mais próximos de onde moram. Esse prazo final de alistamento com vistas às eleições nos dará, nos próximos dias, o numero de eleitores aptos a votar a 2 de outubro. Até agora existem consolidados e divulgados através do site do Tribunal Superior Eleitoral, os números relativos ao mês de abril. Lençóis Paulista que, em outubro de 2012 - última eleição municipal – contava com 45.377 eleitoras, fechou abril com 46.944, um aumento de 1.567 eleitores (3,34%), que deverá ter ainda uma pequena variação em função dos 4 dias de cadastramento ocorridos em maio. 
Se forem repetidos os índices de abstenção, votos brancos e nulos do pleito passado, (28,59% na eleição de prefeito e vice e 23,94% na de vereador) esse ano teremos algo como 33.523 votos para prefeito e 35.706 para vereador. São os primeiros números a se vislumbrar para o pleito, já que ainda faltam as definições de quais candidatos se apresentarão para o Executivo e o número de candidatos e coligações que se formarão para o Legislativo.
Numa abordagem preliminar, para a Câmara de Vereadores, com a expectativa de colher os 35.706 votos validos, podemos prever o quociente de 2.975 votos para cada cadeira de vereador, um número que dificilmente algum candidato atinge sozinho. As cadeiras serão distribuídas através da soma dos votos obtidos por cada partido ou coligação. A legislação eleitoral permite que o partido concorra sozinho ou se coligue a outros e, nesse caso, a soma dos votos se faz pelo grupo, não por agremiação. Nas eleições de 2012, concorreram à Câmara Municipal de Lençóis Paulista cinco coligações (PP-PRP-PSDB-PSC, PV-PTN , PTB-PSDC, PR-PMDB-PHS e PPS-DEM. Concorreram isoladamete apenas Psol e PC do B que, juntamente com a coligação PTB-PSDC, não conseguiram eleger ninguém. 
Dentro das formulações de então, encontramos o vereador Ailton Tipó (PV) com a maior votação (1826) e Junior Ticianelli (DEM) com o menor número de votos (602). Embora com votações maiores que os últimos colocados, não conseguiram se eleger Claudemir Rocha Mio,o Tupã (PR), com 776 votos e Valdevino Miguel (PSC), que obteve 628. Daí a importância de os pretendentes à candidatura analisarem cuidadosamente as possibilidades de seu partido ou coligação para depois definirem a participação. Ha candidatos com elevado número de votos que “puxam” outros de seu partido ou coligação que com votações inferiores e outros, com maior aceitação eleitoral, acabam de fora por causa da conta do quociente.
Para prefeito não é muito diferente. Embora não haja sistema de coligação, porque cada candidato é autônomo (daí a eleição ser denominada majoritária), pode ocorrer a polarização, como em 2012, quando a prefeita Bel arrematou 84,36% dos votos e seus concorrentes somaram 15%. O quadro de 2016 se formará a partir do registro das candidaturas, que ocorrerá no dia 15 de agosto, quando os partidos terão prazo até as 19 horas para apresentar no cartório eleitoral, para registro, a relação dos seus candidatos. 
CAMPANHA
O calendário eleitoral fixa para o dia 16 de agosto o início da campanha eleitoral. A partir daquela data, os candidatos, partidos e coligações poderão fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes e amplificadores de som nas suas sedes e em veículos, seguindo normas estabelecidas na Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 3º. A partir daquele dia também poderão ser realizados comícios no período das 8 às 24 horas, com prorrogação de até duas horas  quando se tratarem de comícios de encerramento. Na sexta-feira, 26 de agosto, começará a propaganda dos candidatos através do rádio e televisão, dentro dos horários gratuitos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. 
 
Evolução do eleitorado em Lençóis e Região 
Muncípio 2012 2016
 
Lençóis 45.377 46.944
Agudos 28.143 29.320
Areiópolis 8.560 8.816
Borebi 1.964 2.151
Macatuba 13.308 13.477
Pederneiras 31.230 32.283
 
Fonte TSE – Estatística de Eleitorado
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia