Publicidade
Publicidade
Publicidade
12º Congresso Juvenil reúne mais de 250 jovens
Evento marcado por autoconhecimento, desafios, diversão, planos e metas para o futuro auxilia a juventude
12º Congresso Juvenil reúne mais de 250 jovens
PROTAGONISMO - Participantes durante ciclo de debates no segundo dia do evento que ocorreu no Grêmio da Lwart - (Foto: Divulgação)
Mais de 250 jovens estiveram reunidos no último final de semana na 12ª edição do Congresso Juvenil. Além da grande procura pelas inscrições, com o recorde de 650 inscritos (entre fichas físicas e online), nos últimos três anos o Congresso tem ultrapassando também os limites do município de Lençóis Paulista, contando com participantes de Agudos, Areiópolis, Bauru, Botucatu, Itapuí, Macatuba e Pederneiras.
O Congresso Juvenil, evento promovido pelo Projeto Formação de Líderes e que contou com o apoio de 30 empresas patrocinadoras e 30 facilitadores voluntários, é uma iniciativa do Grupo Lwart que tem como objetivo de estimular os jovens de 13 a 19 anos a refletirem sobre suas escolhas, planos e metas para o futuro.
O Congresso foi marcado pelo clima de animação e envolto da energia transformadora que os jovens possuem, evidenciando a experiência enriquecedora do autoconhecimento pela qual os participantes passaram durante os dois dias de evento. “A juventude tem um tempo que é precioso, possui talentos e habilidades que devem ser aproveitados para que possam alcançar seus objetivos. Mostramos para os jovens que dificuldades vão aparecer, desafios vão surgir, mas que eles precisam ter sempre como foco o que eles querem para sua vida. Que o futuro é agora e que eles não podem perder esse momento”, destaca Sara Hughes, idealizadora do Projeto Formação de Líderes.
Entre os jovens participantes, predominava a opinião de que o Congresso Juvenil foi um grande aprendizado. “Eu aprendi muito, conheci pessoas novas, aprendi a trabalhar em equipe, me diverti bastante, e sei que é muito importante pensar no meu futuro, e isso tem que ser agora”, destaca a jovem Isadora A. Oliveira da Silva. O jovem Ricardo A. Melo Moreira, afirma que, “além de aprendermos muitas coisas para colocar em prática em nossas vidas, aqui temos a oportunidade de conhecer novas pessoas e trocar experiências”. A estudante Beatriz Aparecida, já participou do Congresso Juvenil em outra edição e ressalta que o Congresso Juvenil é um aprendizado para a vida. “Este é o meu segundo ano no Congresso Juvenil. Eu venho porque eu gosto, porque aqui eu tenho conhecimento e preparação para o meu futuro”.
Para a facilitadora voluntária Thais Sanches, o primeiro passo os jovens já deram que é estarem reunidos durante um final de semana para conhecer coisas novas e planejarem suas vidas, o seu futuro. “Os jovens me surpreenderam de uma maneira muito positiva. Eles têm energia, vontade de aprender, uma outra visão do mundo e acreditam muito no futuro. Eles sabem que são o futuro do nosso país, sabem também da responsabilidade que é depositada sobre eles.” destaca.
O renomado jornalista e cartunista Luciano Pires, que apresentou a palestra Geração T, fez uma provocação destacando a necessidade de aprendizado, julgamento e tomada de decisão dos jovens, para fazer as escolhas certas para a sua vida. “Quanto mais jovem você é, mais tempo você tem. Jogar tempo fora é o maior erro da juventude. Tem que ter lazer, conhecimento, tem que aproveitar o tempo de forma produtiva. Esse tempo perdido vai fazer falta lá na frente. O jovem tem que pensar: eu sou o dono da minha vida e responsável pelas minhas escolhas”, afirmou.
A expectativa dos organizadores do evento é de que tudo o que foi vivenciado pelos jovens seja aplicado em sua vida. “Essa energia é a esperança de um futuro melhor para eles e para a comunidade em que vivemos. Que esses jovens saiam do Congresso Juvenil diferentes e motivados a buscarem seus sonhos, superarem os obstáculos e não perderem o foco nos seus objetivos. Como disse um jovem nas redes sociais: A pessoa sai do Congresso e o Congresso não sai da pessoa”, reforçou Danieli Roza, coordenadora de projetos sociais do Grupo Lwart.
Para assistir os vídeos produzidos durante o evento, acesse o canal do Youtube do Congresso Juvenil e as mídias sociais do evento, na página do Facebook www.facebook.com/congressojuvenil e o Blog www.congressojuvenil.com.br/blog que aborda as temáticas apresentadas no encontro e outros temas de interesse da juventude.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia