Publicidade
Publicidade
Publicidade
Um Senhor Jornal para Um Senhor Leitor
Com 95 anos, Enzo José Basso é um dos assinantes mais antigos de O ECO e acompanha todas as edições
Um Senhor Jornal para Um Senhor Leitor
UM SENHOR LEITOR - Aos 95 anos de idade, Enzo José Basso acompanhou boa parte da história do Jornal O ECO
Para marcar a edição deste sábado, quando O ECO completa 78 anos de circulação, nada mais justo que preencher este espaço, costumeiramente dedicado a contar histórias de vida, com um personagem que represente a razão de ser deste humilde, porém, respeitado jornal: seus fiéis leitores. Pessoas que ao longo de todos esses anos confiaram ao jornal a missão de lhes manterem informadas sobre os acontecimentos de Lençóis Paulista e região. Entre os mais antigos assinantes está a cativante figura de “seo” Enzo José Basso, que, do alto de seus 95 anos, esbanjando saúde e gozando de plena consciência, ainda é um leitor assíduo.
Sentado na mesma mesa onde passa boa parte de seu tempo se informando sobre as notícias da semana, ele revela que nem se lembra quando, mas começou a acompanhar o jornal desde os primeiros anos de circulação. Quando a primeira edição foi publicada, em 6 de fevereiro de 1938, ele já tinha 17 anos. Foi amigo pessoal do fundador, o jornalista e historiador Alexandre Chitto, com quem demonstra ter tido uma relação de muito respeito.
“O Chitto foi um cara muito inteligente. Ele gostava muito do que fazia. Não fazia por dinheiro. Não tinha nada, apenas O ECO, mas dizia sempre que o que tinha era tudo. Conversávamos bastante. Eu gostava muito dele e ele gostava muito de mim também”, comenta ao se lembrar das inúmeras vezes que visitava o amigo na antiga oficina tipográfica do jornal, que funcionava na Rua Cel. Joaquim Gabriel.
Mas a simpatia que nutre pelo O ECO claramente não se limita à relação que teve com seu fundador, falecido em 1994. “Ainda hoje, nos dias em que ele sabe que o jornal circula, uma das primeiras coisas que faz quando acorda é perguntar se já entregaram O ECO”, comenta Vicente Paulo Basso, de 60 anos, um de seus quatro filhos.
Ao lado da irmã, Sonia Maria Basso, de 65 anos, é Vicente quem intermedia a breve entrevista. Com a audição bastante comprometida, o pai tem um pouco de dificuldade para se comunicar. Porém, demonstra estar bastante antenado com os acontecimentos. Fala de política, esporte, polícia. Fatos que presenciou e que ainda presencia nas páginas de O ECO. “Tudo que sai ele está por dentro. Lê do começo ao fim. Passa um bom tempo aqui sentado”, comenta Sonia.
E o tempo agora parece correr mais devagar. Aposentado há muitos anos da atividade de produção moveleira na fábrica que manteve por muito tempo ao lado dos irmãos, “Seo” Enzo, hoje um pouco cansado por conta da idade, também se afastou dos pequenos trabalhos artesanais que fazia com madeira na oficina em sua casa.
Assiste TV (principalmente os jogos do Palmeiras, seu time do coração), rega as plantas, se exercita caminhando um pouco pela casa, mas seu passatempo preferido ainda é a leitura. É assim que se distrai, muitas vezes acompanhado por uma taça de um bom vinho, coisa que não dispensa.
Ultimamente também tem se dedicado a escrever suas memórias. Por toda a mesa, o que mais se vê são as cadernetas espalhadas com anotações de diversos fatos que presenciou. “Se for ler tudo o que eu escrevi nesses papéis vai levar uns três dias. Tem muita história. Muitas lembranças”, ressalta.
Muitos desses fatos certamente foram relatados também nas páginas de O ECO. E é por esse motivo, para que daqui outros 78 anos ainda haja leitores como o “seo” Enzo, que toda a equipe deste jornal, esta e as que ainda virão, continuam e continuarão trabalhando incansavelmente para fazer um jornalismo sério e comprometido e colocar nas ruas a cada edição mais “Um Senhor Jornal”.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
  • + Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia